Arquivos: Calendários

  • 02/12/2024 - 15/12/2024

    Tiago Sant’Ana

    “Bagagem Invisível” exposição com Tiago Sant’Ana no Historic Hampton House durante a Miami Art Weeke

    Exposição Coletiva

    O Historic Hampton House, um marco dos Direitos Civis, será palco da 2ª exposição Bagagem Invisível durante a Miami Art Week. Curada por mulheres artistas, a mostra investiga os fardos invisíveis enfrentados em temas como justiça social e imigração.

    A exposição apresenta uma diversidade de obras em pintura, escultura e instalação, incluindo contribuições do artista Tiago Sant’Ana, que explora questões relacionadas à identidade e à memória afrodescendente.

    Celebrando a resiliência e a força dos indivíduos, Bagagem Invisível conecta a arte contemporânea ao rico legado histórico do Hampton House. O evento reflete valores como resistência, abrigo e comunidade, enquanto homenageia artistas que continuam a desafiar o status quo.

    Historic Hampton House | 4200 NW 27th Ave. Miami. FL 33142
  • 16/11/2024 - 11/01/2025

    Candida Höfer

    “Europa / America” na Galeria Sean Kelly, Los Angeles

    Exposição Individual

    Curador: Sharon Johnston e Mark Lee

    A exposição individual de Candida Höfer, intitulada “Europa/America”, está em cartaz na renomada galeria Sean Kelly, localizada em Los Angeles, EUA. Curada por Sharon Johnston e Mark Lee, a mostra estará aberta ao público até 11 de janeiro de 2025. Esta exposição apresenta uma seleção de 10 fotografias que Höfer realizou entre 1993 e 2015. As obras exploram como a arquitetura reflete a história cultural de diferentes locais e momentos, oferecendo, portanto, uma perspectiva única sobre o impacto dos espaços construídos.

    As fotografias desta exposição individual são notáveis por suas composições simétricas, capturando interiores destinados ao entretenimento, estudo e culto. Essas imagens criam, assim, um diálogo visual fascinante entre espaços norte-americanos e europeus. Elas destacam tanto as semelhanças quanto as diferenças entre as sociedades que os habitam. Além disso, a escolha de não incluir figuras humanas nas fotografias permite que os espectadores contemplem mais profundamente o impacto dos espaços nos ocupantes. Isso, por sua vez, incentiva uma reflexão sobre a relação entre arquitetura e identidade cultural.

    Além disso, a exposição individual “Europa/America” convida o público a considerar como os espaços arquitetônicos podem servir como testemunhas silenciosas da evolução cultural e social. Através de sua lente, Höfer nos oferece uma oportunidade de explorar a beleza e a complexidade dos ambientes que moldam nossas vidas cotidianas. A ausência de figuras humanas nas imagens não apenas intensifica a atenção aos detalhes arquitetônicos, mas também sugere uma narrativa aberta. Assim, o observador é livre para imaginar as histórias que esses espaços poderiam contar.

    1357 Highland Ave, Los Angeles, CA 90028, Estados Unidos
  • 11/12/2024 - 29/06/2025

    Luiz Braga | Delírio Tropical

    Exposição Coletiva

    Curador:Orlando Maneschy

    A Pinacoteca do Ceará, em Fortaleza, apresenta a exposição “Delírio Tropical”, com curadoria de Orlando Maneschy. A mostra destaca as conexões entre arte, cultura e meio ambiente, valorizando a riqueza das regiões tropicais. Luiz Braga, entre os artistas participantes, traz obras que capturam a essência amazônica e dialogam com o tema. Desde sua inauguração em 2022, a Pinacoteca tornou-se referência em arte contemporânea. Sua programação diversificada reflete a diversidade cultural e ambiental do Brasil.

    Pinacoteca do Ceará, Fortaleza/ CE - R 24 de Maio, 34 - Centro, Fortaleza - CE
  • 27/03/2025 - 26/05/2024

    Felipe Rezende | 14ª Bienal do Mercosul

    Exposição Coletiva

    Curador: Raphael Fonseca

    A Galeria Leme anuncia a participação de Felipe Rezende na 14ª Bienal do Mercosul. O evento acontece de 27 de março a 26 de maio de 2025, em Porto Alegre/RS. Com curadoria de Raphael Fonseca, a Bienal traz como tema “Estalo”, explorando momentos de inspiração e transformação. A edição contará com 76 artistas, muitos apresentando obras comissionadas especialmente para o evento.

    Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul - Rua Gen. Bento Martins, 24/1201 - Centro - Porto Alegre - RS
  • 28/11/2024 - 01/02/2025

    Luiz Braga | Novos olhares sobre o MABE

    Exposição Coletiva

    Curador: Nina Matos

    O Museu de Arte de Belém (Mabe) apresenta a exposição “Novos Olhares Sobre O Mabe – Intercâmbio Museu/Comunidade [Ver-O-Peso]”, destacando a cultura do Ver-o-Peso. São 43 obras, incluindo Luiz Braga, que retratam a Amazônia. Gratuita, a mostra ocorre na Sala Antonieta Santos Feio e valoriza o acervo artístico e histórico do museu.

    Sala Antoniea Santos Feio – Museu de Arte de Belém – Palácio Antonio Lemos
  • 21/11/2024 - 15/02/2025

    José Carlos Martinat | Radicalmente único, radicalmente diferente.

    Exposição coletiva

    Curador: Carles Guerra

    A exposição “Radicalmente Único, Radicalmente Diferente” celebra 35 anos da Galeria Mayoral em Barcelona, reunindo 23 artistas de diferentes gerações, incluindo José Carlos Martinat, em um diálogo sobre criatividade, diferenças e conexões no mundo da arte. Obras de nomes icônicos como Dalí e Miró contrastam com propostas contemporâneas.

    Galeria Myoral | Carrer del Consell de Cent, 286, L'Eixample, 08007 Barcelona, Espanha
  • 13/11/2024 - 02/02/2025

    Tiago Sant’Ana | Entre nós: dez anos da Bolsa ZUM/IMS

    Exposição Coletiva

    A exposição “Entre nós: Dez anos da Bolsa ZUM/IMS” celebra uma década de incentivo à produção contemporânea brasileira, com fotografias, vídeos e suportes diversos que exploram temas como escravidão, racismo e papéis sociais. Tiago Sant’Ana, um dos artistas em destaque, aprofunda a discussão sobre a herança da escravidão no Brasil. Sua obra busca visibilizar traumas históricos e identidades apagadas, ao mesmo tempo que resgata e afirma memórias coletivas e resistências negras, conectando passado e presente de forma crítica e poética.

    Paço Imperial | Praça XV de Novembro, 48 - Centro, Rio de Janeiro/RJ - Brasil
  • 29/10/2024 - 26/01/2025

    Heloisa Hariadne | Ancestral: Afro-Américas [Estados Unidos e Brasil]

    Expoisção Coletiva

    A exposição Ancestral: Afro-Américas [Estados Unidos e Brasil], no Museu de Arte Brasileira da FAAP, explora as conexões culturais entre os países por meio da diáspora africana. Com curadoria de Ana Beatriz Almeida e Lauren Haynes, são apresentadas 132 obras de 73 artistas afrodescendentes que investigam identidade, corpo, sonho e espaço. A mostra celebra a arte decolonial e a resistência dos povos africanos na construção de identidades culturais contemporâneas. A brasileira Heloisa Hariadne se destaca com sua obra A força que é me alimentar de você enquanto estou comigo, uma peça que enfatiza temas de afeto e ancestralidade, e adiciona um olhar íntimo e poético à narrativa coletiva da exposição.

    MAB FAAP | Rua Alagoas, 903. Higienópolis, São Paulo.
  • 26/10/2024 - 09/03/2025

    Frederico Filippi | Mupotyra: arqueologia amazônica

    Exposição Coletiva

    Curadoria:Carla Gibertoni, Naine Terena, Eduardo Góes Neves, Ricardo Cardim e Guilherme Wisnik.

    A exposição Mupotyra: arqueologia amazônica no Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia revela a importância das práticas e do saber indígena na preservação ambiental e no manejo territorial, com expografia de Marcelo Rosenbaum. Entre os destaques está Frederico Filippi, cuja obra explora a complexa relação entre natureza e intervenção humana, questionando as práticas de exploração e a destruição ambiental. Sua abordagem crítica ressalta a luta pela valorização dos povos originários e da biodiversidade, em diálogo com o acervo arqueológico e contemporâneo dos artistas indígenas presentes.

    Filippi apresenta a obra “Seiva [Fogo]” (2020), composta por lameirões de esteira de borracha, pintura epóxi e fotos feitas pelo caminhoneiro ao longo do trajeto. A palavra “Fogo,” pintada em cores chamativas, remete às queimadas criminosas que devastaram o Brasil, transformando-se em símbolo inescapável da destruição ambiental. A obra reflete sobre deslocamento, resistência e os percursos das estradas sul-americanas.

    MuBE - SãoPaulo | R. Alemanha, 221 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01448-010
  • 09/11/2024 - 19/12/2024

    Gabriela Giroletti | Mil Manhãs

    Exposição Individual

    Texto: Luis Sandes

    A individual de Gabriela Giroletti na Galeria Leme, Mil manhãs, reúne telas de pequeno e grande formato que exploram as possibilidades da pintura, no que se refere à poesia, à técnica e ao conceito. O trabalho da artista discute a prática e a pintura, e demonstra um fundamental apreço pelo mundo natural e seu potencial lírico…

    Clique aqui para ler o texto na íntegra

    Galeria Leme, São Paulo, Brasil