A Galeria Leme apresenta Entre hoje e ontem para dizer sobre amanhã, segunda exposição individual da artista Rebeca Carapiá em seu espaço. A mostra reúne trabalhos experimentais dos últimos anos, como esculturas suspensas, desenhos e óxido de ferro sobre tela, que incorporam pesquisas anteriores e apontam possíveis desdobramentos da poética da artista. No dia da abertura, 28 de outubro, às 13h, a artista realizará uma visita guiada aberta ao público. A exposição segue em exibição até 24 de janeiro de 2024.
Em seu corpo de trabalho, Carapiá apresenta esculturas de formas sinuosas em um conjunto de obras que consolida, experimenta e aponta para a complexidade do seu processo criativo. A artista cria um vocabulário imagético próprio, em desenhos de nanquim, que ressoa nas mais variadas séries presentes nesta exposição.
“Esta mostra é um encontro com a materialidade, o corpo no mundo, o cansaço, o desejo e como todos esses elementos estão situados no agora”, comenta a artista.
A disposição dos trabalhos no espaço expositivo alude ao ambiente do ateliê e favorece o diálogo entre as diferentes formas e linguagens. Uma escultura horizontal de ferro em grande dimensão se estende por uma das paredes da galeria, outras verticais e menores encontram-se em suspensão, enquanto são intercaladas por pequenas telas que traduzem o tempo da materialidade no processo criativo da artista.
“Em ‘Entre hoje e ontem para dizer sobre amanhã’, abro e exponho meu processo e caminho. Um exercício de artista, que insiste na permanência e na experiência vivida em ateliê, encontrada tão recente. Exercito aqui o cansaço, o excesso e a matéria tão presentes nesta exposição”, complementa Carapiá.