Em sua segunda exposição individual em São Paulo, Richard Galpin continua a desenvolver a técnica e a linguagem visual de suas “fotografias descascadas”. Como anteriormente, cada obra é uma fotografia única, onde elementos da superfície são removidos de maneira seletiva. Os trabalhos recentes da série Cluster Works, no entanto, apresentam uma maior confiança no desenvolvimento de uma linguagem visual, onde a evidência da fotografia original e as novas formas criadas interagem dinamicamente.
Cluster XXXVII (Maximopolis), é um dos maiores trabalhos deste tipo que o artista já realizou. Baseado em uma paisagem de Manhattan, a escala ambiciosa do trabalho submerge o espectador em um cenário atordoante de cores abstratas. Nos blocos em primeiro plano, texturas macias sugerem a superfície de uma multidão animada construída em relação ao complexo pano de fundo da cidade.
Em Cluster XXX (Angelosopolis) e Cluster XXXIV (Gallusopolis) o artista remove mais do pano de fundo para criar composições centralizadas que convidam à associações figurativas. Nestas obras, as construções de plano de fundo aparecem para tensionar elementos do primeiro plano, dando aos trabalhos uma aparência escultural. Formas inteiramente novas são feitas a partir da cidade.
Duas obras menores, baseadas em formas do transporte londrino são legíveis pictoricamente de maneira remota. Em Cluster XXXVIII (Autopolis), o reflexo da cidade no pára-brisas de um veículo aparece, despedaçado e fraturado, com gemas de cores vibrantes. Já em Cluster XXXV (Omniopolis), outro ícone do transporte londrino é discernível apenas através de uma difusão impressionista da imagem.
A exposição de Richard Galpin na Galeria Leme mostra o desenvolvimento do artista em seu trabalho com a refinada linguagem da série Cluster Works, enquanto expande a escala e o objeto, além das associações esculturais e pictóricas das obras.
Uma publicação sobre o trabalho de Richard Galpin dos últimos seis anos intituladaSurface to Surface: Richard Galpin será lançada na época da exposição, pela Galeria Leme em associação com a Hales Gallery de Londres e a 99 Uitgevers/Publishers da Holanda.