A Galeria Leme apresenta Avesso Espiralado, quarta individual de Jessica em seu espaço. A mostra reúne a produção mais recente da artista, que consiste em três séries de trabalhos e uma vídeo-animação, todas inéditas. Com abertura dia 23 de setembro, às 14h, a mostra segue aberta para visitação até 21 de outubro de 2023.
Mein desenvolve uma pesquisa sobre a fisicalidade das imagens, dos suportes e os limites da linguagem ao longo dos últimos 20 anos. Em seu trabalho, a linha é um elemento primordial com o qual a artista trabalha em suas mais diversas formas e matérias. Primeiro como traço, contorno e rachuras em seus desenhos e vídeo-animações, e depois como materialidade no desfiar das tramas da tela de algodão, sacos de cânhamo, teares e rendas. Através da linha, a artista explora as contradições e porosidades entre suporte e obra, trabalho intelectual e manual, acabado e inacabado, artista e artesã.
As obras expostas carregam vestígios de seu processo de confecção, que tradicionalmente seriam dissociados e descartados do objeto final. Em Aparecida (2023), Mein incorpora o papel manteiga e o plástico de ração de animal – suportes provisórios usados na confecção das rendas – como um recurso para refletir sobre a passagem do tempo e as marcas do trabalho manual. Fruto do diálogo entre a artista e os mestres artesãos e operários, as obras apresentam pontos de renda inventados e novas maneiras de tecer, extrapolando a tradição e provocando o esgarçamento dos limites dos materiais, criando assim linguagens híbridas. O trânsito que Mein faz pelas distintas técnicas de tecelagem expressa os deslocamentos geográficos que a artista realizou entre a Argentina, o Brasil e a Guatemala nos últimos anos.
O procedimento de produção da animação Entre-linhas (2023) envolve o desenho, recortes, colagens sobre as imagens de vídeo capturado pela própria artista durante uma viagem ao noroeste argentino. Nele, as mãos de uma artesã entrelaçam fios e tramas no tear. Fragmentados em mais de 700 imagens, os frames do vídeo são impressos e um a um sofrem intervenções manuais da artista. Uma vez finalizadas, as imagens são escaneadas em camadas e reanimadas. O vídeo final apresenta interrupções, ruídos e colagens com reproduções e elementos de outras obras presentes nesta exposição, estabelecendo uma relação análoga ao próprio processo criativo de Mein, que recombina, esgarça tramas e técnicas e vira do avesso a própria linguagem.