VIEWING ROOM

O espiritual na arte, de novo | Mônica Nador + JAMAC

18/03/2023 - 29/04/2023

A Galeria Vermelho e a Galeria Leme apresentam duas individuais simultâneas e complementares de Mônica Nador + JAMAC. Com abertura em 18 de março na Leme, e 23 de março na Vermelho, as exposições reunirão obras dos anos 1980 até hoje.

O político na arte, de novo, ocupa a Vermelho, e O espiritual na arte, de novo, ocupa a Leme. Ambas as exposições se aproveitam das diferentes arquiteturas de Paulo Mendes da Rocha para explorar espacialmente a instalação dos trabalhos.

As exposições trarão obras seminais do trajeto de Mônica Nador, como as pinturas de grande formato Mamãe natureza (1990), Um bom e velho monocromático (1990) e FRUA (1991), e trabalhos recentes da série Pano Parede, elaborados com o JAMAC, também em grande formato. Séries de gravuras e serigrafias contrastam em escala, e mostram estratégias distintas no preenchimento sistemático do campo – característica marcante na obra de Nador.

Sem título, 2006

Sem título, 2006

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Acrílica sobre tela
320 x 320 cm
Soft, 1987

Soft, 1987

Mônica Nador

Mônica Nador
Acrílica sobre tela
187 x 240,3 cm
(Díptico)
A Arte, 1989

A Arte, 1989

Mônica Nador

Mônica Nador
Acrylic on canvas
215 cm (diameter)
Para Orar, 1988

Para Orar, 1988

Mônica Nador

Mônica Nador
Acrílica sobre tela
190 x 225 x 3 cm
Para Ver, 1988

Para Ver, 1988

Mônica Nador

Mônica Nador
Tinta acrílica sobre tela
225 x 144 cm
São Paulo por Coreia, 2013 / 2016

São Paulo por Coreia, 2013 / 2016

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Tinta acrílica sobre tela
120 x 200 cm
Almas Gêmeas, 1986

Almas Gêmeas, 1986

Mônica Nador

Mônica Nador
Tinta acrílica sobre tela
108 x 96 cm
(Díptico)
Kashmir, 1992

Kashmir, 1992

Mônica Nador

Mônica Nador
Acrílica sobre tela
210 x 190 cm
As Meninas, 2007

As Meninas, 2007

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Tinta acrílica sobre tela
160 x 160 cm
O homem, 2007

O homem, 2007

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Tinta acrílica sobre tela
160 x 160 cm
É nóis!, 2006

É nóis!, 2006

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Tinta acrílica sobre tela
160 x 160 cm
Vendido
Experiências em papel n1, 2004

Experiências em papel n1, 2004

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Tinta acrílica sobre papel, aplicação em estêncil sobre papel kraft
161 x 159 cm
Experiências em papel n2, 2004

Experiências em papel n2, 2004

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Tinta acrílica sobre papel, aplicação em estêncil sobre papel kraft
158 x 160 cm
Experiências em papel n3, 2004

Experiências em papel n3, 2004

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Tinta acrílica sobre papel, aplicação em estêncil sobre papel kraft
159 x 156 cm
Experiências em papel n4, 2004

Experiências em papel n4, 2004

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Tinta acrílica sobre papel, aplicação em estêncil sobre papel kraft
159 x 160 cm
Experiências em papel n5, 2004

Experiências em papel n5, 2004

Tinta acrílica sobre papel, aplicação em estêncil sobre papel kraft
160 x 160 cm
Experiências em papel n6, 2004

Experiências em papel n6, 2004

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Tinta acrílica sobre papel, aplicação em estêncil sobre papel kraft
169 x 160 cm
Experiências em papel n7, 2004

Experiências em papel n7, 2004

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Tinta acrílica sobre papel, aplicação em estêncil sobre papel kraft
159,5 x 160,5 cm
Experiências em papel n8, 2004

Experiências em papel n8, 2004

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Tinta acrílica sobre papel, aplicação em estêncil sobre papel kraft
161 x 159 cm
Experiências em papel n9, 2004

Experiências em papel n9, 2004

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Tinta acrílica sobre papel, aplicação em estêncil sobre papel kraft
160 x 160 cm
Experiências em papel n10, 2004

Experiências em papel n10, 2004

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Tinta acrílica sobre papel, aplicação em estêncil sobre papel kraft
160 x 160 cm
Experiências em papel n11, 2004

Experiências em papel n11, 2004

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Tinta acrílica sobre papel, aplicação em estêncil sobre papel kraft
160 x 160 cm
Estamparada 1, 2023

Estamparada 1, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
570 x 143 cm
Estamparada 2, 2023

Estamparada 2, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
374,5 x 70,5 cm
Estamparada 4, 2023

Estamparada 4, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido (díptico)
243 x 68 cm | 241 x 68 cm
Estamparada 3, 2023

Estamparada 3, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
146 x 36 cm
Estamparada 5, 2023

Estamparada 5, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
59 x 44 cm
Estamparada 6, 2023

Estamparada 6, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
59 x 44 cm
Estamparada 7, 2023

Estamparada 7, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
86 x 68 cm
Vendido

Sobre a artista

No final dos anos 1980, Nador produziu uma série de pinturas monocromáticas, que viviam em enfrentamento com o adorno, escapando da crise dos artistas minimalistas que pensavam atingir uma espécie de fim ou auge na produção artística. Os monocromáticos de Nador não encerravam, libertavam.

No início dos anos 1990, os adornos dos monocromáticos deram lugar ao uso de motivos islâmicos, que estilizam elementos naturais como flores e folhas, posicionando-os entre a figuração e a abstração. Esses motivos passaram a ser usados por Nador em trabalhos que se aproximam das all-over paintings, em que o tratamento dado à tela é relativamente uniforme em cor ou padrão. A produção de Nador traz uma repetição manual e rigorosa que aproxima suas pinturas de padronagens de tecidos estampados industrialmente.

Na 21ª Bienal de São Paulo (1991), Nador exibiu um conjunto de grandes pinturas feitas com essas padronagens manuais, que são sobrepostas por verbos no imperativo. As palavras usadas por Mônica Nador, no entanto, são ligadas ao deleite. A confusão entre ordem e gozo dos comandos FRUA, VOE e ENTRE trabalham no mesmo limite da forma de suas pinturas, que se utilizam das estratégias do expressionismo abstrato norte-americano – baseado na intensidade emocional do expressionismo alemão e no movimento antifigurativo das Escolas abstratas da Europa – e das torções e justaposições do conceitualismo dos anos 1960. Ainda assim, essa produção, mesmo que crítica à forma e ao sistema masculino da arte, reafirmava o espaço bidimensional da tela.

Em 1996, Mônica Nador foi convidada pelo curador Tadeu Chiarelli para participar do Projeto Parede do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Nador realizou nesse espaço o mural Parede para Nelson Leirner, obra que a impulsionou a ocupar espaços urbanos com sua pesquisa, estabelecendo o projeto Paredes Pinturas.
As Paredes Pinturas eram feitas em casas e comércios na periferia da cidade de São Paulo. A partir dessa aproximação com a periferia, Mônica Nador iniciou o processo de construção de um projeto coletivo no Jardim Miriam, na zona sul da cidade.

Jardim Miriam Arte Clube – JAMAC parte da organização de oficinas para ensinar a técnica de estêncil para a comunidade, como forma de instrumentalizar seus habitantes, que podem, a partir dessa experiência, aplicar a técnica em trabalhos para comercialização, o que contribui para a autonomia do cidadão.
Mônica Nador + JAMAC passaram a figurar entre os participantes de importantes exposições pelo mundo, como a 27ª Bienal de São Paulo (2006), a Biennale de Lubumbashi, no Congo (2015), o Museo de Antioquia, em Medellín (2016), a 21ª Bienal Sesc_Videobrasil (2019) e a 1ª OsloBiennalen (2020).

Em cada participação em exposições, Mônica Nador + JAMAC realizam oficinas com grupos locais, que geram desenhos significativos para cada grupo ou contexto. Esses desenhos são, então, reproduzidos em estênceis e aplicados como padrões em pinturas mostradas nas exposições. Esses estêncis passam a fazer parte do vocabulário imagético do JAMAC, que rearticula suas imagens, criando novos padrões e pinturas a cada rearticulação.

A produção das pinturas do JAMAC, baseado nos estêncis, afirma a coletividade de seus processos e autorias.

A crítica e curadora Thais Rivitti escreveu no catálogo da exposição de 2010 de Mônica Nador e JAMAC, realizada na Estação Pinacoteca: “A permanência do Paredes Pinturas no JAMAC permitiu que a técnica de pintura mural fosse amplamente difundida pela comunidade: inúmeros jovens e adultos passaram pelas oficinas de Nador. Muitos deles, hoje, são capazes de fazer, eles mesmos, oficinas para capacitar outros interessados. O JAMAC é hoje um local aberto a discussões e a práticas que extrapolam o Paredes Pinturas”. Nador levou, assim, não apenas uma experiência ao Jardim Miriam, mas gerou uma transformação de sua realidade.

Estamparada 15, 2023

Estamparada 15, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
156 x 16,5 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 27, 2023

Estamparada 27, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
131 x 25,5 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 26, 2023

Estamparada 26, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
51 x 24 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 25, 2023

Estamparada 25, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
300 x 44,5 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 24, 2023

Estamparada 24, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
102,5 x 33 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 23, 2023

Estamparada 23, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
373 x 36,5 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 21, 2023

Estamparada 21, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
121 x 23 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 17, 2023

Estamparada 17, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
169 x 40 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 16, 2023

Estamparada 16, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
301,5 x 44 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 22, 2023

Estamparada 22, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
119 x 36,5 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 12, 2023

Estamparada 12, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
110 x 45 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 19, 2023

Estamparada 19, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
100 x 44 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 18, 2023

Estamparada 18, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
237 x 70,5 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 14, 2023

Estamparada 14, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
110 x 65 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 10, 2023

Estamparada 10, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
160 x 17 cm
Foto: Filipe Berndt
Colômbia 2 (casa galinha cama povo), 2017 – 2023

Colômbia 2 (casa galinha cama povo), 2017 – 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
277 x 350 cm
Foto Filipe Berndt
Colombia (cama casa), 2017

Colombia (cama casa), 2017

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
160 x 292 cm
Foto: Filipe Berndt
Estamparada 11, 2023

Estamparada 11, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
48 x 13 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 28, 2023

Estamparada 28, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
293 x 68 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 29, 2023

Estamparada 29, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
132 x 26 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 30, 2023

Estamparada 30, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
250 x 70 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 31, 2023

Estamparada 31, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
152 x 32,5 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 32, 2023

Estamparada 32, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
313 x 66 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 33, 2023

Estamparada 33, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
79,5 x 44,5 cm
Foto Filipe Berndt
Estamparada 34, 2023

Estamparada 34, 2023

Mônica Nador + JAMAC

Mônica Nador + JAMAC
Serigrafia sobre tecido
223 x 25,5 cm
Foto: Filipe Berndt