ANA ELISA EGREJA REALIZA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL EM PORTUGAL

06/07/2023

Conhecida por suas pinturas em óleo sobre tela, Ana Elisa Egreja traz para a exposição ˜Janelas˜ sua produção mais recente. Em sua primeira exposição individual em Portugal, a artista apresenta obras inéditas, nas quais incorpora às suas pinturas elementos decorativos reais, como persianas, cortinas e renda. A mostra permanece em cartaz na Kubik Gallery de 7 de julho à 10 de setembro de 2023 e conta com texto crítico do curador Alexandre Melo.

Em seu corpo de trabalho, Ana Elisa pesquisa os gêneros da pintura Interior e Natureza Morta, retratando ambientes domésticos de forma virtuosa. São salas, mesas e janelas, repletas de objetos do cotidiano, como pratos, utensílios, frutas e verduras, nas quais a memoria afetiva se mistura às referências da história da arte e da arquitetura.

Ao mesmo tempo, nesse conjunto de trabalhos, a artista expande seu vocabulário particular, ao representar objetos banais do cotidiano em pequeno formato, como saboneteiras e pratos, e incorporar às suas telas elementos decorativos reais, acrescentando mais um camada narrativa e fantástica à sua obra.

“A sobreposição de adereços reais nos remete para as dimensões da cenografia e dramaturgia teatrais, e no campo das artes visuais para a assemblage, reforçando uma passagem do mundo da pintura-janela para o mundo da pintura-teatro”, comenta o curador Alexandre Melo.