REBECA CARAPIÁ PARTICIPA DE DUAS EXPOSIÇÕES EM INHOTIM

19/10/2023

A artista Rebeca Carapiá participa das exposições “​​Fazer o moderno, construir o contemporâneo: Rubem Valentim” “Direito à forma”, ambas em Inhotim. As mostras integram o Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra e ficam em cartaz até o próximo ano. Com diversidade de artistas e técnicas, ambas as exposições trazem distintas possibilidades da presença negra no campo da arte e contam com a curadoria conjunta entre Igor Simões, curador convidado, e da curadoria do instituto, com Lucas Menezes e Deri Andrade, curadores assistentes do Inhotim.

Em “Fazer o moderno, construir o contemporâneo: Rubem Valentim”, Carapiá participa com a série de esculturas “Topografias da maré soterrada”. Informadas pelos conflitos raciais e ambientais na Península de Itapagipe, Cidade Baixa, Salvador, suas esculturas de ferro torcido assumem o desenho topográfico do território.

“Nesse exercício de imaginação radical em que tenciono o debate sobre racismo ambiental, tenho encontrado diálogo nas materialidades que habitaram este território no passado e no presente, principalmente o ferro e o cobre que acompanharam minha trajetória desde a infância quando meus irmãos e eu recolhíamos restos de fios e placas de cobre na rua para vender”, comenta a artista.

Em “Direito à forma”, a artista expõe a instalação “Corpo Elétrico 01: Raiva, suor e sal“, expostos pela primeira vez na 3ª Frestas – Trienal de Artes do Sesc Sorocaba, em 2021. Composta por 30 esculturas de cobre maciço em bases de ferro, Carapiá trabalha a materialidade do metal. Considerando o cobre como um condutor de energia, a artista propõe um diálogo invisível e espiritual entre a obra e os corpos que a experienciam: “aqui se cria um espaço de atração e repulsão, onde você pode deixar alguma coisa e receber alguma coisa também. O cobre tem essa capacidade de eletrificar e de induzir e de possibilitar a mudança, o movimento”, destaca a artista.

SERVIÇO 

Fazer o moderno, construir o contemporâneo: Rubem Valentim, na Galeria Lago (eixo rosa) Data: de 23 de setembro de 2023 a setembro de 2024

Direito à forma, na Galeria Fonte (eixo amarelo) Data: de 23 de setembro de 2023 a março de 2024

Mais informações, acesse: https://www.inhotim.org.br/