Galeria Leme

English Instagram
+ Exposições

Serendipidade Nina Pandolfo

14.09.13 _ 11.10.13

Sem medo de ser feliz, 2013

Em sua terceira exposição individual na Galeria Leme, Nina Pandolfo apresenta uma série inédita de pinturas, e traz como novidade instalações robóticas que darão mais vida ao seu universo lúdico.

Um dos destaques da exposicão é um ninho gigante de João-de-Barro, no qual os visitantes poderão entrar e encontrar algumas surpresas criadas por Nina. A mostra também contará com outras obras que evidenciam as características de seu trabalho, como uma caixa de música, com cerca de 1 metro de altura, onde a bailarina dança a trilha sonora composta pelos DJs Tony Beatbutcher e Roger Dee. Para quem gosta de animais, a exposição ainda trará um gato de pelúcia de três metros de comprimento, que ronronará ao receber carinho.

O curioso título da exposição esta ligado ao termo “Serendipty” criado pelo escritor britânico Horace Walpole, em 1754, em referência ao conto persa infantil “Os três príncipes de Serendip” e à capacidade dos protagonistas de realizarem descobertas acidentalmente. Este famoso “acaso”, que leva a descobertas instigantes, é o fio condutor da exposição, já que os esboços das obras apresentadas surgiram em um momento de descontração.

“Quando descobri este termo, senti na hora que estava relacionado com o meu trabalho, pois descreve uma das técnicas de desenvolvimento do potencial criativo, ou seja, o “acaso” que tinha que acontecer, uma descoberta que chega por meio da perseverança e senso de observação”, comenta a artista.

Nina ganhou notoriedade pintando delicadas meninas de olhos grandes e expressivos, que misturam uma dose de ingenuidade com a delicadeza feminina e um toque de sensualidade. Com o tempo as obras também foram ganhando novos personagens, como gatos, abelhas, peixes e outros pequenos animais, sempre retratados com as suas pinceladas características.

Sobre a artista
Nina Pandolfo nasceu em Tupã, São Paulo em 1977. Vive e trabalha em São Paulo.
Nina Pandolfo participou de diversas exposições nacionais e internacionais, entre elas: Feelings, Galeria Lazarides, Londres, Inglaterra (2012); Desafiando Sonhos, Galeria Leme, São Paulo, Brasil (2010); Life´s Flavour, Carmichael Gallery of Contemporary Art, Los Angeles, EUA (2010); Re-Criation II, Ogilvy & Mather New York, EUA (2010); Graffiti Gone Global, Miami Beach, EUA (2009); Between Us, Gallery Maskara, Mumbai, Índia (2008); Aos Nossos Olhos, Galeria Leme, São Paulo, Brasil (2008); The graffiti Project – pintura da fachada do Castelo de Kelburn, Glasgow, Escócia (2007), entre outras. Em 2011, lançou seu primeiro livro. Publicado pela Editora Master Books, intitulado “Nina”, retratando sua trajetória, iniciada em 1993.