Galeria Leme

English Instagram
+ Exposições

Montagem S – 3 Elaine Tedesco

02.09.08 _ 04.10.08

Escada, 1999-2000

A Galeria Leme apresenta em seu Project Room a exposição Montagem S – 3 da artista Elaine Tedesco.

A poética de Elaine Tedesco tem como ponto de partida a observação de determinadas tensões da vida urbana. Temas em torno da experiência humana na sociedade contemporânea, como insônia, isolamento, vigilância e decadência, são pensados pela artista através de instalações, fotografias e vídeos. “Guaritas”, uma de suas séries mais conhecidas, pôde ser vista na 52a Bienal de Veneza que teve curadoria de Robert Storr.

Desde 2001, a artista desenvolve ações com objetos como escadas, camas e cabines, que são instaladas em lugares ermos, fotografados e então projetados através de diapositivos em espaços urbanos. Estas projeções sobre paredes de edificações produzem uma fusão entre imagem e arquitetura, transformando ambas temporariamente. Elaine também fotografa esta imagem projetada em contato com a arquitetura, criando outro material de trabalho.

Para Montagem S – 3, Elaine Tedesco criou uma escultura esférica a partir da amarração de nós em centenas de metros de tecido, que se desdobrará em trabalhos de fotografia e vídeo, além de uma guarita que funciona como espaço/dispositivo para projeção de imagens de uma escada à beira de uma lagoa sobre a fachada da Galeria Leme. A intenção deste projeto é sugerir contrapontos entre o atelier e a rua, abrigo e vigilância, público e privado, além de ser o início de uma nova série de trabalhos.

Durante os dias que antecedem a abertura da exposição Elaine Tedesco estará no Project Room trabalhando na confecção dos objetos, fotografias e vídeos. A guarita será instalada na rua, em frente ao Project Room, e os slides da imagem da escada à beira da lagoa serão projetados sobre a fachada da Galeria Leme no dia 3 de setembro.