Galeria Leme

English Instagram
+ Exposições

Ejercícios Superficiales Sobre Dispositivos de Deleite José Carlos Martinat

20.06.13 _ 20.07.13

Ejercícios Superficiales Sobre Dispositivos de Deleite 3

Em sua segunda exposição individual na Galeria Leme, o peruano José Carlos Martinat dá sequência à sua investigação crítica e social, agora aplicada a outras técnicas e elementos urbanos.

O artista tem como primordial em seu trabalho a exploração e discussão de aspectos políticos, econômicos e sociais, normalmente associados aos seus respectivos contextos culturais. Martinat pensa e realiza sua obra no lugar no qual será exibida para que esta crie um diálogo com o local e atinja o espectador da forma mais contundente possível.

Em sua nova série de trabalhos o artista utiliza folhas de alumínio para se apropriar de esculturas públicas. Ao colocar estas folhas sobre bustos, estátuas, monumentos e afins, e moldá-las sobre o objeto em questão, o resultado são esculturas superficiais, finas e delicadas, porém ainda com a sisudez comum proveniente do trabalho original.

Martinat utiliza a rua como seu molde e se aproveita dela para realizar cópias de elementos que a ele interessam. Suas ações na rua são realizadas sempre de maneira independente, criando uma ambiguidade no processo.

O espectador se depara com obras conhecidas de seu cotidiano transportadas para o espaço da galeria. Com uma estética muito diferente do que se vê em seus espaços originais, a obra se torna uma releitura visual do que se entende como banal no espaço de uma cidade.

Sobre o artista:

José Carlos Martinat (Lima, 1974). Vive e trabalha entre Lima, Perú e Cidade do México, México.

Suas exposições recentes incluem as individuais: “Superficial Exercises”, Galeria Baginski, Lisboa, Portugal (2012); “Ejercícios Superficiales para Galeria”, Galeria Leme, São Paulo, Brasil (2010) e as coletivas: “Ruins in Reverse”, TATE Modern, Londres, Reino Unido (2013); 9a Bienal de Shangai, China (2012); 5a Bienal da do Norte Holandês, Hoorn, Holanda (2012); “Modify, As Needed, Knight Exhibition Series, Museum of Contemporary Art, Miami, EUA (2011); “Monumentos Vandalizables: Abstracción de Poder II, MALI, Lima, Perú (2010); 7a Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Brasil (2009) e 2a Trienal Poligráfica de San Juan: America Latina y el Caribe, San Juan, Porto Rico (2009).