Luiz Braga: Colorista
Prestes a celebrar 50 anos de carreira o artista Luiz Braga inaugura sua quinta exposição individual na Galeria Leme, em uma parceria de longo tempo.A mostra Luiz Braga:Colorista apresenta um recorte na produção do artista, focado muito mais na cor do que na temática social de seu trabalho. Neste cenário, Braga se desprende da figuração e mergulha nas cores ocultas do cotidiano de sua terra, o Pará.
Os diálogos propostos na mostra ilustram esta vertente do trabalho do artista, encontrando intersecções com obras pictóricas de Paulo Pasta e Alfredo Volpi, nas quais aproxima suas fotografias às técnicas da pintura. Para isso, Braga realça o campo de luz da região como uma materialidade pincelada pelas lentes de sua câmera.
Em uma região como Marajó, onde nas pequenas vilas ribeirinhas as casas não tem números mas sim cores diferentes para sua identificação, Luiz explora toda esta luz e a riqueza desta vasta paleta exibida na ilha e em seu cotidiano.
Luiz Braga não é fotógrafo por denominação, mas sim por ser – como ele próprio diz – “um pintor que escolheu a câmera, assumindo o desafio que seria pintar com a luz.”