Hoje (11.05), abre a exposição “David Batchelor | Alfredo Volpi”, na Cecilia Brunson Projects, em Londres, na Inglaterra. A mostra celebra a longa relação de Batchelor com a arte latinoamericana, em particular a brasileira.

Foto: Eva Herzog

A exposição girará em torno de uma tapeçaria especialmente encomendada – uma reprodução de uma das pinturas da série <em>Covid Variation</em> de Batchelor de 2020 – que foi tecida à mão no Taller Mexicano de Gobelinos, uma oficina em Guadalajara especializada em transformar ou transpor obras de arte para esse novo meio. Esta transcriação têxtil retratou fielmente todas as imperfeições da pintura original, como gotas de tinta e sangramento de cores. Ele será complementado por uma variedade de outros trabalhos de Batchelor, incluindo alguns da mesma série, que usa linhas coloridas e em ziguezague como estrutura formal. A mostra também contará com exemplos de suas obras escultóricas concretas e pinturas em cartela de cores. O trabalho de Batchelor será acompanhado por uma sala de exibição de pinturas de Alfredo Volpi.

Foto: Eva Herzog

Batchelor escreve que, em sua opinião, “os trabalhos mais interessantes da arte brasileira e latino-americana do pós-guerra tocam em três grandes áreas: abstração, cidade e cor”. Ele também os identifica como três pilares importantes de seu próprio trabalho e de Volpi. A cor é, sem dúvida, importante para ambos os artistas. No trabalho de Batchelor, ele lida com como a cor é vivenciada na cidade: o artista tem em mente as cores que vemos em plásticos brilhantes, painéis publicitários e telas de LED. Volpi morou, durante a maior parte de sua vida, em um bairro de São Paulo, Cambuci. Sua compreensão da cor na pintura teria sido inegavelmente influenciada pela luz e pelas cores que ele estava acostumado a ver em sua cidade natal. Apesar dessa importância compartilhada do domínio urbano – o tom, a textura e o peso do trabalho dos dois artistas são muito diferentes.

A mostra segue em exibição até 11 de junho de 2022.

Para mais informações, acesse: https://www.ceciliabrunsonprojects.com