12/04/2025 - 07/09/2025

Luiz Braga | Arquipélago imaginário

A exposição Luiz Braga: Arquipélago Imaginário, em cartaz no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, apresenta um amplo panorama da produção do artista, reunindo 258 fotografias ao longo de 50 anos — 190 delas exibidas pela primeira vez. Com curadoria de Bitu Cassundé e assistência de Maria Luiza Meneses, as obras estão organizadas em nove núcleos temáticos permeáveis, ocupando dois andares do IMS.

Sem caráter retrospectivo, a montagem propõe uma leitura ensaística do arquivo do fotógrafo, enfatizando o gesto de “espiar” como método poético. Paisagens, retratos e cenas ribeirinhas surgem em preto e branco, cor e infravermelho, refletindo a relação entre imagem, território e convivência.

As imagens oferecem um olhar íntimo e contínuo sobre a Amazônia urbana, periférica e ribeirinha, distanciando-se de estereótipos cristalizados e destacando a intimidade e o cotidiano amazônico. Valorizam também a escuta e as histórias populares que atravessam o trabalho de Braga, do Marajó às margens urbanas do Pará.

O projeto museográfico é assinado pelo Vão Arquitetura, e todas as ampliações em preto e branco foram realizadas de forma analógica no laboratório do IMS no Rio.

IMS Paulista - São Paulo, Brasil