A Galeria Leme tem o prazer de participar da vigésima primeira edição da SP-Arte, com uma seleção que articula diferentes técnicas artísticas entre gerações e culturas, destacando a produção recente dos artistas representados e dando continuidade à sua prática consolidada de introduzir novos nomes ao mercado brasileiro.
O estande apresenta uma escultura em madeira de Jaume Plensa, em paralelo à sua segunda exposição individual no espaço da galeria. Reconhecido por suas esculturas e instalações públicas, Plensa investiga a relação entre materiais, linguagem, identidade e experiência humana. Enquanto sua prática explora estes temas por meio da forma, Sandra Gamarra Heshiki os aborda a partir de uma perspectiva distinta, utilizando a pintura para questionar narrativas históricas e institucionais. Após sua participação na 60ª Bienal de Veneza em 2024, Heshiki apresentará uma das obras exibidas no Pavilhão da Espanha, além de uma nova tela que amplia sua pesquisa sobre abordagens decoloniais da história da arte e questões sociais, ambientais e culturais que são frequentemente ocultadas no contexto institucional.
Comemorando 50 anos de trajetória e culminando em uma grande exposição individual no Instituto Moreira Salles, com mais de 200 obras, Luiz Braga apresenta duas fotografias em preto e branco realizadas na Ilha de Marajó. O artista desenvolveu uma relação de proximidade com a incidência particular de luz do local, seu ambiente e as pessoas. Sua obra constrói um novo imaginário sobre a Amazônia, que se distancia de estereótipos, oferecendo um retrato íntimo da vida urbana e periférica na região.
A apresentação da galeria inclui obras de David Batchelor e Tiago Sant’Ana, além de uma seleção majoritariamente inédita de Gabriel Giucci, Gabriela Giroletti, Germana Monte-Mór, Heloisa Hariadne, Marcia de Moraes e outros artistas representados. Retomando seu compromisso com a inserção de novos artistas no circuito, a galeria apresenta cerâmicas de Jorge Enciso, obras de Olinda Silvano Inuma, e uma edição especial de pinturas tridimensionais, fruto de uma colaboração com a artista canadense Lisa Milroy.