Birico - Poéticas autônomas em fluxo, Raphael Escobar

Em cartaz no Sesc Bom Retiro entre 9 de setembro de 2021 e 27 de fevereiro 2022, a exposição coletiva Birico – Poéticas Autônomas em Fluxo agrega 158 obras de 40 artistas que participam de ações solidárias e coletivas na região onde acontece a mostra, incluindo Raphael Escobar e Frederico Filippi, Ambos representados pela Galeria Leme. Birico é um coletivo artístico criado para dar suporte e gerar renda emergencial a artistas e pessoas em situação de vulnerabilidade social frente à crise sanitária do COVID-19. Uma das formas de geração de renda é através da venda lambe-lambes, que estão expostos nas paredes do espaço expositivo. Os trabalhos, de linhas estéticas diversas, se insurgem contra opressões sociais e a política em curso da chamada Cracolândia.


A obra Seus Olhos Estão Ficando Pesados, de Frederico Filippi, faz uma referência à ideia de sequestro do símbolo da bandeira nacional. Utilizada como escudo de discursos violentos, a bandeira exerce uma hipnose que achata o senso crítico como um ícone de validação, por isso o efeito hipnótico dentro da forma geométrica.


Raphael Escobar participa com os trabalhos da série Direitos, que consistem em três faixas que trazem as frases Direito à Loucura, Direito à Preguiça e Direito à Inadimplência. O trabalho busca expor o incômodo das elites com as pessoas em situação de vulnerabilidade, partindo da premissa de que historicamente esses grupos que estão à margem da engrenagem de produção e lucro capitalista foram enquadrados como ameaças à ordem moral vigente.

SERVIÇO
Exposição Birico – Poéticas Autônomas em Fluxo
9 de setembro de 2021 a 27 de fevereiro de 2022
Terça a Sexta, das 14h às 20h. Sábados, das 10h às 16h
Visitação apenas com agendamento prévio
Agende sua visita pelo app Credencial Sesc SP ou, pelo computador, no site www.sescsp.org.br/bomretiro