A artista Vivian Caccuri lança “A Soul Transplant” uma edição sonora em vinil produzida pela 55SP em parceria com a Galeria Leme/AD.

album-hi

O vinil traz músicas compostas durante a residência no Studio Acusticum na cidade de Piteå, onde a artista trabalhou com o maior órgão da Escandinávia, em parceria com o pianista esloveno-italiano Sven Lidén. A residência foi apoiada pelo Resurscentrum för Konst e a composição foi transformada em uma instalação apresentada no Röda Sten Konsthall em Gotemburgo.

As alucinações, visões e calafrios da febre amarela e malária descritas em documentos históricos ou depoimentos pessoais são as principais fontes de imagens e sensações para o trabalho. A trilha evolui seguindo a estrutura de um delírio o sonho, interrompido por ruídos de mosquito em momentos específicos.

Além disso, a artista adaptou inúmeras melodias históricas das bandas de “pífano” nordestinas para o órgão. O “pífano” é um instrumento de sopro que evoluiu de três matrizes culturais – a europeia, ameríndia e africana ocidental. As bandas de pífano surgem durante o auge das plantações de açucar (séc XVII) e durante a época das primeiras epidemias de febre amarela. A peça O’Kinimbá de Ernani Braga de 1932 também foi incorporada no andamento da composição, adaptada ao órgão.

vinil-a-web

Gravado no Studio Acusticum, Luleå University of Technology, Piteå, Sweden / Suécia.
Gravação e mixagem: Vivian Caccuri
Mastering: Cadu Byington, NRG Recording Studios, Los Angeles
Escrito e tocado por Vivian Caccuri & Sven Lidén
Desenhos: Vivian Caccuri
Design gráfico: Lucas Rampazzo
Agradecimentos especiais para Mariangela Mendez Prencke, Hanna Isaksson, Roger Norén, Lars Johansson, Claudius MayWoehl, Alessandro Costa, Ola Carlsson and Carl-Henrik Andersson.