Galeria Leme

English Instagram
+ Exposições

Transparencies AVPD

29.01.09 _ 28.02.09

Monochrome Volumes - Marfim Tropical, 2009

Galeria Leme tem o prazer de apresentar a dupla dinamarquesa AVPD em sua primeira exposição na América-Lartina. AVPD desenvolverá três conjuntos de obras no Brasil: Transparency Series, Window e MonochromeVolumes.

AVPD cria meta-arquiteturas onde a visão normal do observador é desviada, surgindo uma nova experiência espacial. Em suas obras, AVPD repensa o triângulo homem/obra de arte/espaço expositivo, com especial interesse em como esse espaço afeta a percepção e emoção psicológicados espectadores.

A inspiração de AVPD vem de filmes de ficção científica, literatura,jogos de computador e arquiteturas virtuais. Concentram-se em instalações espaciais, conceituais e espaços físicos, que são constelações de arquitetura virtual e real.

Os objetos de AVPD são relacionados especialmente com o Minimalismo de Donald Judd em sua conseqüente e rigorosa expressão. Onde Judd trabalhou com uma forma estática, AVPD usa temporalidade e a arquitetura da galeria como um importante contexto para as obras. Não apenas algumas das obras são site specific, mas também a luz do dia é fundamental para as superfícies monocromáticas das obras. Com diferentes intensidades luminosas, dependendo dos volumes interiores, as obras nos mostram diferentes tonalidades de cor – um cinza mais claro durante o dia e um mais escuro durante a noite.

Um fenômeno especial ocorre pelo uso do acrílico translúcido nas frentes das caixas brancas com espaços internos variáveis. O acrílico refrata a luz que brilha naturalmente através dele, jogando-a para o espaço interno das caixas como uma luz difusa. Incapazes de ver o espaço interno da caixa, os espectadores percebem um reflexo de seu volume no acrílico na forma de uma vibrante superfície espacial, bidimensional e monocromática.

Sobre os artistas:

AVPD é a dupla de artistas dinamarqueses Aslak Vibæk (1974) e Peter Dossing (1974), que trabalham em conjunto desde 1997. Vivem e trabalham em Copenhagen. Entre suas principais exposições estão: “Transmissions”,Samzie Space, Seul (2008); ”Visibilitites”,Union Gallery, Londres(2008); ”Blacklight”, Basement (VEGA), Copenhagen (2008); “SuperStructures”, Saigon (2008); “Double Exposure”, Kunsforeningen Gl.Strand, Copegnagen (2007); “The Balcony”, Danish Design Center, Copenhagen (2007); “Agorafolly”, Europaliafestival, Bruxelas (2007);“Exportable Goods”, Krinzinger Projekte, Viena (2006); “TrialBalloons”, MUSAC, Castilla y León (2006).

Colaboração: Galeria Kirkhoff – Copenhagen
Apoio:  Danish Arts Council Committee for International Art.