Galeria Leme

English Instagram
+ Exposições

Slugfest David Batchelor

28.02.12 _ 31.03.12

Slugfest 2, 2012

A Galeria Leme apresenta Slugfest, a terceira exposição individual do artista britânico David Batchelor, em São Paulo.

Todas as obras da exposição foram criadas por Batchelor no Brasil, com material encontrado em ferro-velhos de São Paulo. O artista utilizou tubos de metal de sobras industriais e luzes neon, produzindo trabalhos em diferentes formatos, que variam de alguns centimetros até 2 metros de comprimento,  alguns retos outros em ângulo ou curva. Combinando o novo e o antigo, Batchelor mistura a ferrugem do metal abandonado ao brilho intenso das luzes neon. Os trabalhos serão colocados diretamente no chão da galeria, fazendo com que as cores se misturem ao concreto como um aglomerado de fósseis industriais..

Em Slugfest, David Batchelor dá continuidade ao seu longo envolvimento com as cores artificiais das cidades modernas. Nos últimos 20 anos o artista tem feito pesquisas e experiências com cores, produzindo trabalhos tridimensionais, desenhos e fotografias. Em 2004 David Batchelor participou da 26ª Bienal Internacional de São Paulo, desde então teve um grande envolvimento com o Brasil. Em 2010 apresentou a mostra individual Chromophilia, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, com curadoria de Paulo Venâncio Filho, onde vários trabalhos apresentados na exposição demonstram essa relação com o país.

Batchelor também é autor dos livros , Chromofobia(2000) e Colour(2008), uma antologia de estudos sobre as cores. Em 2010 lançou o livro Found Monochromes com 250 fotografias desta série de trabalhos.

Sobre o artista:

David Batchelor (Dundee, Escócia,1955). Vive e trabalha em Londres.

David Batchelor realizou diversas exposições individuais, entre elas Karsten Schubert Gallery, Londres; Paço Imperial e Galeria Leme, Brazil; Wilkinson Gallery, London Talbot Rice Gallery, The University of Edinburgh, Escócia;  Ikon Gallery, Birmingham, Reino Uniodo. Seu trabalho também foi apresentado em diversas exposições coletivas como Saatchi Gallery e Laure Genillard Gallery, Londres; Folkestone Sculpture Triennal, Reino Unido; Museum of Modern Art, New York; The Edinburgh Art Festival, Escocia;  26ª Bienal Internacional de São Paulo, Brasil; Tate Triennale, Tate Britain, Londres.