Galeria Leme

English Instagram
+ Exposições

Search : Ericka Felipe Cama

11.05.09 _ 20.06.09

Search : Ericka # 25 - Aceito!, 2009

Em sua individual na Galeria Leme, Felipe Cama apresenta a obra Search: Ericka (2009), uma biografia construída a partir da interpretação de informações encontradas como resultado da pesquisa de um nome (“Ericka Ehrhorn”) no site de busca Google.
Partindo dos resultados desta pesquisa, a história da vida de Ericka é contada através de 35 pinturas a óleo, que representam passagens significantes de sua vida: seu nascimento, passando por sua infância, sua família, seus afetos, os locais onde viveu, seus hobbies, sua vida profissional, seu casamento, a experiência da maternidade, enfim, todos os momentos relevantes na vida de uma pessoa, descobertos através dos links do Google resultantes da busca daquele nome.

As pinturas são feitas a partir de imagens referentes aos acontecimentos da vida de Ericka, encontradas e escolhidas pelo artista na web em sites de busca como o Google, em sites públicos de fotografia, como o Flickr, em pesquisas de imagens de satélite no Google Earth e sites de mapeamento, como GoogleMaps. Para cada passagem da narrativa foi escolhida na web uma imagem correspondente.

As telas são dispostas em ordem cronológica, desde o nascimento de Ericka até seus registros mais recentes encontrados na web. Intercalam-se pinturas das páginas da web com os registros e pinturas das imagens que representam as passagens.

Narrativa parte real, parte ficcional, o trabalho conta a história da vida de um indivíduo a partir de informações disponíveis a qualquer pessoa com acesso à rede mundial. Ao narrar esta biografia partindo destas informações, à revelia do retratado, Search: Ericka propõe uma reflexão sobre a circulação de informação na web, sobre a própria credibilidade e qualidade desta informação.

Sobre o artista:

Felipe Cama (Porto Alegre – RS, 1970) vive e trabalha em São Paulo.

Exposições recentes: Usina do Gasômetro, Porto Alegre, Brasil (2008); Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil (2007); Museu de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, Brasil; Museu de Arte de Blumenau, Blumenau, Brasil(2006); Galeria Leme, São Paulo, Brasil (2005).