Galeria Leme

English Instagram
+ Exposições

Portrait II Coletiva

03.09.08 _ 04.10.08

Artistas: Loretta Lux, Youssef Nabil, Neil Hamon, Miguel Angel Gaüeca, Birthe Piontek, Enrique Marty, Pieter Hugo, JR Duran, Lin Tianmiao, Yann Gross, Sandra Gamarra.
Sandra Gamarra

A Galeria Leme apresenta Portrait II, sua segunda exposição coletiva cujo tema é o retrato. Artistas de diversos estilos e origens apresentam uma das mais antigas e tradicionais representações que existe na arte de maneira pouco convencional, inovadora, surpreendente.

Loretta Lux – A artista cria portraits cuidadosamente estruturados, como um pintor que organiza uma tela, e cujos principais sujeitos são crianças, filhos de amigos. No entanto, por causa da exímia direção de arte e manipulação digital estas crianças não representam a si mesmas, mas ao gênero do portrait em diferentes épocas da História da Arte.

Youssef Nabil – Em 2006, Youssef Nabil iniciou uma série de auto-retratos em diferentes cidades. Na Galeria Leme, o artista apresenta duas fotografias P/B pintadas à mão: uma feita no Rio de Janeiro e outra em Paris. Ambas mostram o dorso nu do artista com pontos turístico das cidades ao fundo e remetem a sentimentos de não-pertencimento e despedida.

Neil Hamon – Desde 2006, Neil Hamon realiza auto-retratos nos quais ele comete suicídio baseados em registros da polícia inglesa dos anos 1920. Em Portrait II, o artista apresenta “Slashed Wrists”; uma montagem de três fotografias P/B pintadas à mão, onde ele próprio aparece estirado no chão, retratando sua morte com requinte de detalhes e absurda beleza.

Miguel Angel Gaüeca – O fotógrafo espanhol, conhecido por seus auto-retratos, apresenta duas fotografias na Galeria Leme. Um cenário kitsch é montado para receber o sujeito do retrato, no entanto, não é o rosto que aparece registrado, mas as mãos, uma forma de identidade menos explícita.

Birhte Piontek – A artista canadense apresenta três fotografias da série “Sub Rosa”. Birthe captura a intimidade, vulnerabilidade e inocência do período da adolescência com portraits e naturezas-mortas que trazem à tona lembranças de experiências comuns.

Enrique Marty – A obra de Marty fala sempre do impreciso, do mágico, do oculto. Suas pinturas têm pinceladas expressivas e convidam o espectador a um mergulho incerto. Observar para, talvez, ver o que não se quer. Na Galeria Leme, o artista apresenta quatro óleos sobre madeira em pequeno formato.

Pieter Hugo – O artista sul-africano apresenta uma fotografia da série “Portraits of People with Albinism”. Sam, um rapaz albino da região semi-árida de Klein Karoo, África do Sul, é retratado sem camisa, encarando o fotógrafo, com uma paisagem dramática ao fundo.

J R Duran – O fotógrafo apresenta um trabalho autoral com quatro fotografias da série “Cabeças”, realizada durante uma viagem à Tanzânia. O fundo recortado, transformado em um branco ofuscante, contrasta de maneira impressionate com o jogo de cores entre pele, assessórios e tecidos.

Lin Tianmiao – Em 2006, Lin Tianmiao foi convidada pelo Singapore Tyler Print Institut a realizar uma série de gravuras. Na mostra, a artista apresenta duas obras realizadas durante este período, onde o retrato humano é mostrado de maneira semi-abstrata, criando imagens etéreas.

Yann Gross – O artista suíço mostra duas fotografias da série “Horizonville”, na qual retrata uma cidade industrial à beira de uma estrada que leva aos Alpes, no Vale do Rhône. Seus habitantes, apesar de nunca terem estado nos Estados Unidos, copiam o estilo que vêem na televisão e no cinema, criando seu próprio sonho americano.

Sandra Gamarra – A artista peruana apresenta um trabalho da série “Los Nuevos Oradores”, onde retrata mulheres visitando museus. A obra apresentada na Galeria Leme é uma pintura, um tríptico, onde as três peças com imagens quase idênticas representam uma menina de costas fotografando uma pintura.