Galeria Leme

English Instagram
+ Exposições

Obra Reciente Juan Iribarren

01.08.13 _ 24.08.13

Sem título, 2013

A Galeria Leme tem o prazer de apresentar a exposição Obra Reciente, do artista venezuelano Juan Iribarren. Composta por uma série de fotografias recentes e de pinturas a óleo, o conjunto busca evidenciar o vocabulário abstrato de Iribarren e, ao mesmo tempo, embaçar a distinção evidente entre a pintura e a fotografia

Nesta exposição Juan Iribarren dá continuidade à sua Investigação sobre a acumulação de estruturas geométricas sobrepostas a campos coloridos de execução gestual, compostos por situações luminosas específicas que ocorrem em sequência ao longo do dia em seu ateliê. O artista percebe estas variações de luz e cor dentro deste mesmo espaço, evidenciando a ação de aspectos naturais do ambiente sobre objetos por ele previamente posicionados.

Como resultado, o trabalho se apresenta como uma justaposição que parece impossível e contraditória da geometria com a atmosfera (espaço/densidade) e com o luminoso (luz/cor).

Apesar de possuir a pintura como meio central de sua produção artística, seu trabalho também se desenvolve através da fotografia, criando obras que deslocam as questões da pintura ao confrontá-las com a imediatez inconfundível da lente fotográfica. Nestas fotografias, manipuladas digitalmente, as estruturas geométricas e as qualidades atmosféricas de seu repertório aparecem unidos em uma nova abstração perceptiva.

Sobre o artista:
Juan Iribarren (Caracas, 1956). Vive e trabalha em Nova Iorque, EUA.
Participante da 30a Bienal de São Paulo (2012), entre suas exposições individuais se destacam: Henrique Faría Fine Art, Nova Iorque, EUA (2011); “Obra Reciente”, Faría + Fábregas, Caracas, Venezuela (2009) e as coletivas: “Nuevos Vínculos”, Seleção de obras da 30a Bienal de São Paulo, Hacienda La Trinidad Parque Cultural, Caracas, Venezuela (2013) e “Then & Now: Abstraction in Latin American Art, 1950-Present”, Deutsche Bank Gallery, Nova Iorque, EUA (2010).