Galeria Leme

English Instagram
+ Exposições

Jaume Plensa

30.08.12 _ 29.09.12

Waves I, 2012

A Galeria Leme tem o prazer de apresentar a primeira exposição do renomado artista espanhol Jaume Plensa no Brasil. Três obras recentes em grande formato serão expostas, representando uma seleção das principais explorações escultóricas feitas pelo artista da forma humana, através de figuras sentadas e retratos. Estes trabalhos realçam o objetivo de Plensa em unificar individuos de diferentes culturas e tempos,através da conexão da espiritualidade, do corpo e da memória coletiva.

Waves I (2012), retrata uma figura andrógina composta de letras de aço inoxidável, sentada em uma pedra. As letras são de alfabetos de inúmeras linguas, com a intenção de formar uma figura não só anonima mas também universal. Plensa refere-se a estas obras como ‘almas’ para enfatizar sua conexão com uma noção comum da espiritualidade.

Anna (2012) e Paula (2012) são exemplos de suas esculturas de rostos femininos com formas alongadas. As figuras estão de olhos fechados em um estado de contemplação ou sonho. Enquanto Paula foi esculpida em alabastro, material frequente no trabalho de Plensa. Anna é seu primeiro trabalho esculpido em madeira. Apesar de utilizar como modelos jovens conhecidas por ele, estes trabalhos genereralizam uma estetica que é marca registrada de Jaume Plensa. Com suas formas leves, referências específicas de gênero, raça e idade são assim diminuidas.

A exposição na Galeria Leme coincide com a apresentação de sua nova escultura monumental, Awilda, criada para a “OIR – Other Ideas for Rio”, no Rio de Janeiro. Com 12 metros de altura, este trabalho transforma o retrato de uma menina que, apesar de possuir um nome, é universal. Erguendo-se nas águas da Praia de Botafogo, Awilda brota na cidade do Rio de Janeiro como um farol de tranquilidade. Esta escultura se junta a outros retratos monumentais em espaços públicos criadas pelo artista, destinados a servir como espelho dos pensamentos e almas dos expectadores, assim como as obras Dream (2009) em St. Helens, Inglaterra e Echo, que foi instalada no Madison Square Park, em Nova York, no verão de 2011.

Sobre o artista:
Jaume Plensa nasceu em 1955 e atualmente vive em Barcelona. Seu trabalho tem sido apresentado em diversas exposições individuais, a mais recente no Yorkshire Sculpture Park em West Bretton, Inglaterra, sua retrospectiva mais importante até hoje, assim como a mostra no Musée Picasso in Antibes, Franca e no Nasher Sculpture Center em Dallas, EUA. Este ano vai apresentar uma individual no Espoo Museum of Modern Art na Finlandia. Seu trabalho faz parte de importantes coleções, dentre elas: Toledo Museum of Art, EUA; de Cordova Sculpture Park and Museum, Lincoln, EUA; Albright Knox Art Gallery, Buffalo, EUA; Städtische Kunsthalle Mannheim, Alemanha; Baltic Center for Contemporary Art, Gateshead, Inglaterra; e Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Espanha. Plensa tem criado diversos trabalhos em espaços públicos, entre os mais recentes destacam-se: Crown Fountain em Chicago, EUA.; Breathing no the BBC Headquarters em Londres, Inglaterra; Bridge of Light em Jerusalem e World Voices na Burj Khalifa em Dubai. A Galeria Leme tam o prazer de participar na estréia de Jaume no Brazil, que é marcada pela abertura de sua individual e a apresentação pública de sua obra Awilda, no Rio de Janeiro.

Exposição realizada em cooperação com Galerie Lelong, Nova York.