Galeria Leme

English Instagram
+ Exposições

Henry Krokatsis

28.05.08 _ 02.08.08

Nun, 2006

A Galeria Leme tem o prazer de apresentar o artista britânico Henry Krokatsis em sua primeira exposição individual no Brasil.

Krokatsis apresenta no Project Room da Galeria Leme um grupo de obras feitas com peças abandonadas que o artista recolhe e transforma.  Estas obras, embora aparentemente diversas na forma, partem de um mesmo ponto: um ato de fé em falência.

Os restos descartados de 1.999 velas votivas usadas e recolhidas de igrejas da cidade de São Paulo, assim como do interior do Estado, são derretidas e remodeladas como uma Nossa Senhora duplicada, uma ereta, outra invertida, ambas fundidas.

Krokatsis reconhece nestas velas acesas por votos de esperança e invocações um intenso ponto de encontro entre o metafísico e o material. Ao duplicar a forma, o artista cria um tenso equilíbrio entre a presença física do novo objeto e sua antiga e singular natureza icônica.

Espelhos encontrados abandonados ou comprados em mercados de peças usadas são meticulosamente cortados, encaixados um ao outro e pendurados na parede. Desta maneira Henry Krokatsis desenvolve uma peça a partir de objetos que penetra nos domínios da pintura e pode ser lida como um último grito de ordem formalista e minimalista. O aspecto esquizofrênico desta estética e a natureza do material usado, no entanto, emprestam à peça uma beleza fragmentada, um momento de ruptura libertadora.

Junto a estas duas peças, Krokatsis apresenta também desenhos feitos com o depósito de carbono contido em panos queimados. Com esta técnica surpreendente, o artista cria evocações poéticas e etéreas que parecem saltar à vista como fotografias que emergem do processo de revelação.

Henry Krokatsis utiliza objetos familiares, retirados da obscuridade, para desenvolver peças que não podem ser absorvidas com facilidade. Seu trabalho, não importa qual a forma tomada, emite um zumbido de psicose lírica de baixa intensidade, uma vez que explora o limite entre o divino e o miserável.