Galeria Leme

English Instagram
+ Exposições

Eldorado Regina Parra

14.04.11 _ 21.05.11

O rei menos o reino III, 2011

No mapa da geografia imaginária, Eldorado faz as vezes da cobiçada cidade do ouro. Mais do que riqueza, porém, representa um lugar de possibilidades e de utopias. Nas palavras de Voltaire, em Cândido, esse espaço mítico “era cultivado tanto pelo prazer como pela necessidade; por toda parte, o útil era agradável”. Ali buscava-se não apenas fortuna, como também “honrarias, aparatos e glórias do mundo”, aponta Sergio Buarque de Holanda, em Visão do Paraíso.

Eldorado, a cidade inatingível, é o ponto de partida para a exposição individual de Regina Parra, na Galeria Leme. Mais do que a lenda, aqui se investiga a idealização do mundo, a invenção de imagens de felicidade e a impossibilidade oculta em “clarões de desejo”. A artista, que fez parte do grupo 2000e8, apresenta uma série inédita de pinturas a óleo, um luminoso em neon e uma grande instalação que ocupa a parte central da galeria. Os trabalhos exploram a ideia de utopia e sua relação com o desejo e a necessidade.

Regina Parra (São Paulo, 1981) vive e trabalha em São Paulo. Integrou o grupo 2000e8 e este ano foi contemplada com o I Prêmio Ateliê Aberto Videobrasil . Foi selecionada para alguns dos principais programas para jovens artistas, como a Temporada de Projetos do Paço das Artes, onde realizou mostra individual em 2009, e o Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo – onde apresenta em novembro deste ano um trabalho inédito em vídeo.

Realizou exposições individuais no Project Room da Galeria Leme, em São Paulo, e na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, selecionada pelos curadores Moacir dos Anjos e Paulo Reis. Participou de diversas coletivas, como A Carta da Jamaica, com curadoria de Alfons Hug, Rice and Beans, curadoria de Jacopo Visconti, À Sombra do Futuro, curadoria de Luiza Proença e Roberto Winter, Paralela 2010, curadoria de Paulo Reis, e 2000e8, curadoria de Paulo Pasta.

Graduada em Artes Plásticas pela FAAP, Regina cursa o mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, sob orientação de Lisette Lagnado. Estudou também na École des Beaux Arts, em Paris, e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro.