Galeria Leme

English Instagram
+ Exposições

AVPD

06.09.11 _ 12.11.11

Diagonal View, 2011

A Galeria Leme apresenta a segunda individual da dupla dinamarquesa AVPD , formada por Aslak Vibæk e Peter Dossing. Os artistas criam obras nas quais a visão do observador é desviada, criando ilusões de ótica que afetam a percepção e emoção psicológica dos espectadores. As obras do AVPD seguem o minimalismo, com composições sutis e precisas.

Esta será a ultima exposição da Galeria Leme antes de sua mudança de endereço, cuja concepção do projeto original de Paulo Mendes da Rocha será mantida. A dupla AVPD foi escolhida para encerrar esta etapa da galeria por representarem bem este processo de deslocamento, transpondo o ponto de vista através de formas, luzes e cores com trabalhos interdisciplinares que unem artes plásticas, arquitetura e física.

A inspiração do AVPD vem de filmes de ficção científica, literatura, jogos de computador e arquiteturas virtuais. Concentram-se em instalações espaciais, conceituais e espaços físicos.

O destaque da exposição é a instalação Diagonal View.  Um longo corredor com um espelho em seu interior. Ao entrar na instalação, o estreito corredor se expande visualmente, criando um conflito entre a visão e a percepção. Este trabalho é baseado na instalação Broken View de 2010, exibida no Kunsten – Museum of Modern Art Aalborg, Dinamarca.

Também serão apresentadas quatro séries novas, Bleach, com trabalhos em papel de diferentes tonalidades que foram expostos a luz solar por um mês, alterando a cor da parte exposta para um tom mais claro que o original, a obra é uma experiência com tempo e luz que remete à origem da fotografia. Na série Translucency, os artistas criam obras com sobreposições e transparências, já as séries Cut e Points criam ilusões com linhas e pontos, e de acordo com a distancia, mexem com a percepção visual do observador.