Galeria Leme

English Instagram
+ Exposições

Antonio Malta Campos

22.03.18 _ 12.05.18

Rubi, 2018

A Galeria Leme apresenta a segunda exposição individual de Antonio Malta Campos em seu espaço. É a primeira vez que o artista mostra as suas pinturas em São Paulo, depois da sua participação na 32ª Bienal de São Paulo, em 2016. Para esta exposição Antonio Malta apresenta um conjunto de nove pinturas recentes e inéditas onde aprofunda a sua exploração pictórica e compositiva.

O processo de elaboração das obras de Antonio Malta é fruto de um jogo de forças entre método e improvisação. O artista estrutura as suas pinturas a partir de camadas sucessivas de campos de cor que se sobrepõem e crescem organicamente e intuitivamente. Sobre estas camadas equilibra uma série de elementos que flutuam num jogo gravitacional entre si. Formas em metamorfose, entre o resíduo de uma possibilidade figurativa e a sua deformação e emancipação de qualquer significado prescrito. A apreciação da composição geral subsequentemente dá lugar à percepção das narrativas existentes na correlação das partes. E mesmo diante de composições sem figuração explícita, o visitante é convidado a especular imaginativamente sobre os possíveis sentidos contidos no encadeamento das partes de cada obra.

Para esta exposição Antonio Malta Campos concebe suas pinturas pensando não apenas nas composições internas de cada obra mas também na relação que estas estabelecem entre si. A lógica de figura-fundo presente em cada uma das suas telas é refletida à macro-escala da exposição, onde cada uma das obras é cuidadosamente elaborada e posicionada para ser vista em relação às demais e de forma a estabelecer um profundo diálogo, compositivo e cromático. O artista expande a sua lógica compositiva para lá dos limites da tela, aplicando-a e potencializando-a na totalidade da exposição.

Sobre o artista:

Antonio Malta Campos. São Paulo, Brasil, 1961. Vive e trabalha em São Paulo.

Exposições individuais selecionadas: F2 Galería, Madri, Espanha; Galeria SIM, Curitiba, Brasil (2017); Aquarelas, Galeria Leme, São Paulo, Brasil (2016); Antonio Malta, Galeria Pilar, São Paulo, Brasil (2014); Antonio Malta e Erika Verzutti, Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil (2012), entre outras.

Exposições coletivas selecionadas: Incerteza Viva, 32a Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil; Os Muitos e o Um: Arte Contemporânea Brasileira na Coleção Andrea e José Olympio Pereira, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil (2016); Uma coleção particular – Arte contemporânea no acervo da Pinacoteca. Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil (2015); Pangaea: New Art from Africa and Latin America. Saatchi Gallery, Londres, Inglaterra (2014), entre outras.

O seu trabalho integra coleções tais como: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil; MAR – Museu de Artedo Rio, Rio de Janeiro, Brasil; Saatchi Collection, Londres, Inglaterra; Colección olorVISUAL, Barcelona, Espanha.