Galeria Leme

Português Instagram
+ Exhibitions

Sensação e Crise Flávia Metzler

03.22.10 _ 05.09.10

O inevitável (um enigma aflitivo que o vinha torturando havia algum tempo), 2009

Em sua primeira exposição na Galeria Leme, Flávia Metzler apresenta seus trabalhos mais recentes: nove pinturas de pequeno formato em suportes como linho, lona e madeira.

Após uma série de trabalhos sobre a ideia da paródia, nos quais narrativas eram criadas a partir da reunião de fragmentos de obras emblemáticas da história da arte, a artista passa a criar ficções menos referentes e menos povoadas. Nesta nova série persiste a junção de fragmentos, mas esta não se revela importante. Seu foco se desloca das citações para uma realidade alucinada, em ambientes de arquitetura e iluminação peculiares.

Questões inerentes à pintura como a cor e a luz agora ocupam um espaço maior em seu trabalho, e a paleta, antes de cores vibrantes, vem se tornando obscurecida.

Sensação e crise é uma exposição constituída de pinturas narrativas, nas quais figuras encontram-se frente a situações que beiram a ruptura.

Flávia Metzler nasceu no Rio de Janeiro em 1974, onde vive e trabalha. Em 2004 ingressou no curso Pintura (graduação) da UFRJ, onde iniciou sua produção em fins do ano seguinte. A partir de 2006 começou a participar de mostras coletivas nacionais e em 2007 foi escolhida pela crítica Rebecca Wilson entre artistas de destaque da Your Gallery – galeria virtual da Saatchi Gallery (Londres, Reino Unido). Em 2009 realizou sua primeira exposição individual no Programa Anual de Exposições do Centro Cultural São Paulo e posteriormente na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, no Projeto Trajetórias.