Galeria Leme

Português Instagram
+ Exhibitions

My Heart Struck Sweet Sorrow Neil Hamon

04.09.09 _ 05.09.09

118_2500

Para a sua primeira exposição individual na Galeria Leme, Neil Hamon apresenta My Heart Struck Sweet Sorrow. Continuando sua pesquisa da forma como nos relacionamos com as perdas, das ficções e narrativas que criamos na tentativa de ultrapassá-las, o novo conjunto de trabalhos de Hamon reflete acerca dos conceitos de morte e ressurreição.

Aproveitando-se da estrutura arquitetônica da Galeria Leme, cujo espaço expositivo remete à nave central das catedrais, uma seleção de esculturas em madeira assume o disfarce de antigos entalhes religiosos. The Resurrection retrata, em tamanho natural, uma falsa relíquia de Cristo já ressuscitado, onde, como é comum nos trabalhos de Hamon, algo está fora da ordem.

Em contraponto, Invasion, uma vídeo-instalação, re-configura a filmagem em preto e branco de 1956, do filme Invasion of the Body Snatchers, e seu remake, de 1978, rodado em Technicolor.

Embora a narrativa da estória original permaneça a mesma (o medo da substituição por réplicas desumanas), a versão de Hamon traz o elenco do filme original descobrindo que não foram substituídos por cópias idênticas, mas sim por seus pares tecnologicamente avançados do futuro.

Acompanhando estas obras, há uma série de impressões tipográficas, que se apropriam de textos dos tradicionais Blues Spirituals americanos. Hamon re-apresenta os títulos dessas canções num contexto consolador, ressaltando as suas conotações religiosas.

Sobre o artista:

Neil Hamon nasceu em 1975, em Jersey. Vive e trabalha em Londres.
É bacharel em escultura pela Central St Martin’s, com mestrado em artes plásticas pela Goldsmiths. Exposições recentes incluem: Replications, Belfast (2008/09); Think with the Senses – Feel with the Mind, 52a Bienal de Veneza (2007); When We Build Let Us Think That We Build Forever, Baltic, Newcastle (2007); Six Feet Under, Berna e Dresden (2006-2007); Larry’s Cocktails, Gagosian (2005); e uma mostra individual na Galeria Fucares, Madrid (2008).